[Aleatoriedades] Febres literárias.


Aleatoriedades literárias é um bloco onde qualquer assunto a respeito do mundo literário pode ser abordado. Adaptações cinematográficas que deram certo, opiniões, gêneros em destaque, etc.

É normal que após a publicação de um livro que atinja um sucesso estrondoso, o gênero do qual ele faz parte consequentemente receba mais atenção. Esses gêneros se tornam verdadeiras febres literárias e muitos autores se inspiram nesses conceitos para escreverem suas próprias histórias.

Romance sobrenatural, dramas psicológicos, distopias... São alguns dos diversos gêneros que estão recebendo bastante destaque. Por um lado, isso é ótimo. Imagine o quanto seria terrível procurar por uma distopia, por exemplo, e se deparar apenas com duas ou três opções? As febres literárias servem para expandir o mercado de livros e isso permite que uma variedade maior de histórias chegue às nossas livrarias.

Mas existe um lado não tão bom desse fenômeno. Quando a febre ganha cada vez mais força, as prateleiras aparentemente ficam sobrecarregadas se um gênero só e você se pergunta se não há mais nenhum outro livro fora os daquele conceito.
Foi isso o que aconteceu com os livros de vampiros. Após a publicação da saga Crepúsculo, vários de exemplares contando esse tipo de história encheram as prateleiras das livrarias. A princípio foi ótimo, mas depois de um tempo, quase todos os lançamentos eram sobre vampiros. Isso acabou levando o gênero para a mesmice e muitas pessoas acabaram criando aversão àquele conceito. Quem nunca ouviu alguém dizer:

“Nossa, se é de vampiro deve ser imitação de Crepúsculo. Não quero nem ler”.

E repentinamente a febre que cativou milhões acaba causando um impacto negativo em uma grande parte dos leitores. Pior, quando a euforia passa, há novamente aquela dificuldade para se encontrar os exemplares desejados, pois eles foram praticamente deixados de lado após a sua fama ter “acabado”.

Depois disso, para quebrar o preconceito e a mesmice quanto aos livros de vampiro, surgiram os mais variados tipos de romance sobrenatural protagonizados por criaturas diferentes: anjos caídos, lobisomens, fantasmas...

Com as distopias não foi diferente, apesar do gênero ainda não ter caído na “desgraça” de alguns leitores. Após o sucesso de Jogos Vorazes, muitos livros que retratam futuros opressores e governos totalitários chegaram reivindicando seu espaço. Divergente, Puros, Delírio... É uma lista em expansão. Apesar do “boom” recente, distopia é um gênero relativamente antigo, assim como o tema vampiresco. Antes da publicação das versões contemporâneas do gênero, os mais famosos eram conhecidos como a tríade distópica: Admirável Mundo Novo, 1984 e Fahrenheit 451.

Com a popularização, o conceito ganhou incrementos e também foi bastante suavizado. A temática original era realmente cruel e com várias inspirações políticas (1984 e o stalinismo na antiga URSS, Admirável Mundo Novo e um possível totalitarismo capitalista). Não havia espaço para romances entre adolescentes ou mudanças radicais. A modernidade trouxe saídas mais esperançosas para as novas distopias, que acabara caindo nas graças do público jovem.

A mais recente febre talvez seja a dos romances eróticos com requintes de sadomasoquismo, como Cinquenta Tons de Cinza. Pelo menos na Livraria Saraiva da minha cidade, colocaram uma estante nova só para esse tipo de livro.

Espero que essas febres não acabem sobrecarregando os gêneros ao ponto de causar aversão a alguns leitores, que acabam rotulando a categoria como “literatura ruim”. Isso acaba por diminuir as chances de um autor novato que deseja iniciar com esse tipo de conceito.

 É certo que haverão livros bem escritos e mal escritos, mas isso independe do seu gênero!

Com seus efeitos positivos e negativos, as febres estão aí para serem aproveitadas. Se elas serão momentâneas ou não, ainda não sabemos. Eu, particularmente, sou viciada em distopias e espero que o gênero cresça bastante, mas tenho medo que todo livro distópico ao ser lançado seja comparado automaticamente com Jogos Vorazes.


E vocês? Quais são as suas febres favoritas?

7 comentários:

  1. Eu gosto dessas chamadas modinhas, tudo bem, está certo, algumas pessoas criam logo o preconceito com qualquer livro do gênero achando que é tudo a mesma coisa, mas isso é para desinformados que não gostam realmente de ler. É bom que isso aconteça, abre espaço para que o gênero seja visto, aí depois vem outro.

    Mas só acho que Feios veio antes de Jogos Vorazes. Não que eu saiba, só que conheci Feios antes kkkk Sei lá.

    Minha febre favorita é sem dúvida a ficção fantástica! Vampiros, venham em mim que tô facinha! E não só vampiros; fantasmas, anjos, dragões, súcubos... E também estou indo pro lado dos livros eróticos agora. E romances nunca saem de moda né?!

    Gostei daqui, muito lindinho seu blog!!
    Beijos :*
    > fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só acho ruim depois que a "febre" passa, fica mais difícil achar um livro desse gênero. Eu estou super feliz com a modinha toda de distopia! Só assim aumento a minha coleção kkkk
      Mas tudo tem um lado positivo e negativo, né?
      Sim, acho que saiu primeiro, assim como a Hospedeira, mas o sucesso dos romances distópicos só estourou de vez com Jogos Vorazes.
      Desse tipo de romance, só li a trilogia Cinquenta Tons mesmo, mas pretendo ler outros! E, claro, romance nunca sai de moda!

      Obrigada! Beijos

      Excluir
  2. Acho que essa coisa de modinha é preconceito das pessoas. Só porque o livro está fazendo sucesso e as pessoas estão gostando de ler é modinha e depois a febre vai passar?! Não acho isso.
    Eu estava lendo meu 4º livro das crônicas de Gelo e Fogo e daí veio um cara (eu estava no ônibus) ele sentou do meu lado tirou um livro de filosofia da bolsa e ia começar a ler quando me viu e falou assim: Esses livros são da série que passa na HBO, né? Ta na moda ler agora, mais depois passa, os que não morrem são os bons e velhos clássicos! haha. Meu Deus eu fiquei super chocada com isso! '-'
    Acabei de conhecer teu blog e amei!
    Estou seguindo, pode seguir o meu também?! Obrigada (:
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, mesmo que não passe completamente pra quem gosta, a mídia já não dá tanta atenção. Mas isso é meio que "normal" atualmente. As coisas andam tão rotativas... Claro, pra quem gosta, a febre nunca passa. Nunca curti esse termo "modinha". Gosto de usar "febre" porque é realmente isso o que parece. Uma onda de euforia que faz com que muitas pessoas se interessem por um determinado gênero ou livro. Depois que isso passa, muitos deixam de lado, mas outros continuam a curtir o conceito (como aconteceu com romance sobrenatural, etc).
      Nossa, sério? A pessoa se acha super intelectual só porque lê livros de filosofia kkkk Tem desses mesmo.
      Passar mesmo, nunca passa. Talvez acabe aquele super destaque, as propagandas e a divulgação (a euforia). Mas quando um livro é marcante, mesmo que não faça sucesso, nunca passa em branco. Por exemplo, eu sou louca pelos livros da Jane Austen e, caramba, são do séc XIX! Não há nenhuma euforia da mídia quanto a eles, mas os amo mesmo assim :)

      Obrigada! Sigo sim, pode deixar! Beijos.

      Excluir
  3. Oi! Bem, primeiramente quero dizer que amei o título do seu blog *-* Demais!
    Febres literárias são um problema, e ao mesmo tempo, uma maravilha. Sempre tem aqueles que criticam livros de determinado gênero que virou febre, por melhor que ele seja, só pra tentarem ser diferentes dos outros, e blá, blá. Isso me irrita muito...
    Já li Jogos Vorazes e amei. Foi por causa dele que comecei a ler outras distopias. Terminei Delírio hoje e gostei.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acho que tudo tem suas febres, seus momentos ao sol, os quinze minutos de fama.

    Como vc disse há fatores positivos e negativos. Mas acho que positivos superam os negativos, existem muitos livros já escritos e publicados por aí que não tinham atenção até que algum outro do mesmo gênero chegou e acabou-o puxando junto. Nos ajuda a conhecer mais gêneros e sempre dá para achar livros variados hoje em dia (Submarino e Saraiva Online que não me deixam mentir)

    Gostei do post ^^

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Carolina,

    Sou bem sincera em dizer que não gosto muito de febres. Isso por que elas parecem limitar a visão das pessoas e do mercado também. Quando surge uma nova "modinha" é até difícil encontrar livros de temas diferentes. Hoje me parece que os YA estão em destaque. Eu não tenho nada contra eles, muito pelo contrário, mas essa semana gostaria de ler algo novo e nada surge, todos os livros que encontro seguem o mesmo padrão, parece até uma espécie de receita de bolo utilizada por todos os autores e eu sei que não é assim. O que acontece é que a mídia foca somente nestes livros, o que é bom por um lado, por que livros legais que não tiveram destaque conseguem ser notados, mas por outro não sobra espaço para mais nada. As editoras exploram demasiadamente os temas que são febre e por isso esses temas logo caem na mesmice.
    Fico muito triste que isso aconteça já que o saudável seria ter sempre um leque amplo e diverso de temas, afinal nem todo mundo é acometido por essas doenças sazonais.

    ResponderExcluir