[Resenha] Jane Eyre - Charlotte Brontë

Jane Eyre é uma menina órfã que vive com sua tia, a sra. Reed, e seus primos, que sempre a maltratam. Até que, cansada do convívio forçado com a sobrinha de seu falecido esposo, a mulher envia Jane a um colégio para moças, onde ela cresce e se torna professora. Com o tempo, cresce nela a vontade de expandir seus horizontes. Ela põe um anúncio no jornal em busca de trabalho como governanta. O anúncio é respondido pela senhora Fairfax, e Jane parte do colégio para trabalhar em Thornfield Hall. Lá, ela conhece seu patrão, o sr. Rochester, um homem brusco e sombrio, por quem se apaixona. Mas um grande segredo do passado se interpõe entre eles.

Se você acha que todos os romances são leves, com personagens bonitas e conquistadoras, homens invejáveis de tão perfeitos e um ambiente lindo, é melhor rever seus conceitos. Jane Eyre é a maior prova de que romances podem seguir um estilo bem diferente. A sinopse deveria cumprir o papel de descrever devidamente um enredo, mas não sei se confio em um simples resumo para dizer o quanto esse livro é impactante, ou melhor dizendo, viciante.

Jane Eyre não possui nenhum atributo físico que chame atenção. Aliás, quem diria que uma moça tão desinteressante poderia ser considerada uma personagem principal? Desde muito jovem, ela é condenada a viver com sua tia e seus primos. A palavra “maldade” não é suficiente para descrever as atrocidades que eles fazem com Jane. “Inferno” parece ser mais adequado. A violência para com uma criança tão pequena e sem culpa é extremamente revoltante e a repulsa sentida pela Sra. Reed parece ser inexplicável. Depois de um acidente que ocorre no quarto do falecido Sr. Reed, Jane é mandada para um colégio interno, sendo acusada de pecadora, mentirosa e vil (vale ressaltar que a história do livro se passa no século XIX). Após um longo tempo e já formada como professora, ela põe um anuncio no jornal e acaba sendo contratada por uma governanta para ensinar uma garota adotada pelo dono da propriedade. Em Thornfield, no meio de uma relação conturbada com seu patrão, o Sr. Rochester, Jane vai descobrindo aos poucos o que significa ser notada. Porém, mesmo com a vida carregada de tristezas, os acontecimentos que irão seguir Jane em Thornfield, depois de se apaixonar por seu patrão, serão ainda piores. Segredos e mais segredos parecem soterrar a recém descoberta felicidade de Jane Eyre, mas mesmo não tendo grandes qualidades, ela irá lutar e resistir a todas as provações como uma verdadeira heroína.

Apesar da minha sinopse enfatizando o trágico e os maus tratos, esse não é um livro essencialmente triste. Mesmo com toda a história difícil, Jane sempre demonstra ter maturidade em suas decisões, além de uma frieza quase inabalável. Quase, pois ao conhecer Edward Rochester, podemos conhecer um lado mais simples e terno de Jane. Aliás, as personagens desse livro são um dos pontos mais altos. O modo que as personagens são descritas, a interação, os gestos característicos, a história e o caráter são passados de maneira impecável. Parece que estamos diante de uma tela de cinema, vendo a história se desenrolar.

Jane não é uma heroína qualquer. Mesmo não chamando atenção pela beleza nem pela mente brilhante, ela é uma personagem que cativa o leitor. Talvez por ser tão sensata e madura desde tão cedo. Já do Sr. Rochester não podemos dizer o mesmo. Na verdade, mesmo com sua natureza cruel e rude, é impossível não se apegar a ele. Não sendo mais tão novo e não tendo uma aparência tão bela assim, Rochester não é nenhum sonho de consumo. Mas há algo nele que é fascinante. Os defeitos são salientados, mas não são tão agressivos quanto em O Morro dos Ventos Uivantes.

Muitos devem conhecer a autora de O Morro dos Ventos Uivantes, Emily Brontë, mas Charlotte Brontë é extremamente talentosa (ou até mais do que a irmã, na minha opinião), apesar de não ser tão famosa. Vale apena conhecer o trabalho de Charlotte, assim como o de Anne Brontë, a menos conhecida das três irmãs, mas em pé de igualdade em questão de qualidade.

De qualquer forma, como na época ainda havia preconceito contra mulheres que se tornam escritoras, Charlotte teve que publicar seu livro com um pseudônimo masculino, Currer Bell.

A narrativa é simples, porém culta, com descrições detalhadas, mas nada que prejudique a dinamicidade. Charlotte domina perfeitamente a narrativa. Não há mistério sem resolução e espaços vazios. Além das constantes surpresas e acontecimentos importantes. Claro, não podiam faltar críticas ao machismo, à opressão contra menores, bigamia e aos falsos moralistas religiosos que se aproveitavam do Divino para “condenar” ou “poupar” alguém ou até justificar as atitudes de um indivíduo. Mas o que a autora mais gosta de salientar, é que a mulher pode sim conseguir ascender com os próprios esforços, sem precisar de um casamento vantajoso.

Jane Eyre não é um romance cheio de açúcar e nele não há personagens perfeitos e adoráveis. Violência, ódio, maus-tratos e loucura fazem parte desse livro. Mas não pense que ele é pesado ou triste. Ele é real (principalmente por que é baseado em muitas das experiências vivenciadas pela própria autora). Não há um romance mascarado e falso onde tudo é perfeito. Mesmo para quem gosta do famoso água-com-açúcar (sou uma dessas pessoas), pode se encantar com o mundo arrebatadoramente real descrito por Charlotte Brontë e se deixar levar pela história dessa heroína trágica.

Informações sobre o livro
Título: Jane Eyre
Autora: Charlotte Brontë
Editora: Diversas editoras publicaram versões desse livro.
Páginas: Entre 400 e 624 dependendo da edição.
Preço: O preço varia a cada exemplar. Pocket - Tamanho padrão

Avaliação:

4 comentários:

  1. Bemm, sua resenha me conquistou. Parece ser um livro incrível!
    Veja, te indiquei em uma tag no meu blog, se puder responder:

    http://olivrodehoje.blogspot.com.br/2013/06/primeira-tag.html

    Abraços :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro muito lindo mesmo! Obrigada pela tag! Vou responder sim.
      Abraços (:

      Excluir
  2. Oie Linda, tudo bem ?
    Vi que vc deixou um recadinho em meu skoob e passei aqui para conhecer o seu cantinho.
    Gostei bastante, até porque você tá usando um layout leve e também com um fundo ótimo para leitura.
    Tem blogs novos que não tem noção e taca um fundo preto (risos)
    Mas você tá de parabens, gostei das suas postagens também, apesar que li algumas, quero ver o resto pra ver como você escreve suas resenhas, porque eu estou aprendendo com esse mundo também. Espero que você faça muito sucesso com o seu cantinho.

    Outra coisa, já que você quer uma ajudinha...UM UP! (risos)
    Gostaria de ser PARCEIRA do meu blog ??
    Se quiser, pode trazer o selinho do meu blog pra cá que te linko lá no meu sem problemas.
    Assim eu posso te conhecer e se quiser ajuda até com parcerias de autores pode contar comigo, porque o que eu tenho ajudado amiga minha com isso não é brincadeira !! hahahahaha...enfim

    Espero que possamos ser ÓTIMAS AMIGAS
    meu blog é lovereadmybooks.blogspot.com.br

    Eu estou te seguindo, vc poderia também me seguir e curtir a minha fanpage no facebook ? Ficarei muito feliz com sua presença.
    bjokas linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo ótimo!
      Muito obrigada mesmo, fico muito feliz que você tenha gostado desse espaço. E obrigada novamente por oferecer essa excelente oportunidade! Com certeza podemos ser parceiras e amigas. Vou colocar o selinho do seu blog agora! O meu está logo em baixo da legenda.

      Seu blog é muito lindo! Já estou seguindo. Infelizmente, desativei meu facebook, mas assim que eu reativá-lo curtirei a sua page com certeza.

      Beijos!

      Excluir